Barra de pesquisa do Blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A famosa carta de Bruges, escrita pelo infante D. Pedro ao seu irmão D. Duarte, em 1426, devia ser dada nas escolas.

 

É um documento notável sobre os problemas de Portugal e dos portugueses. É quase um programa de governo, extenso, minucioso e certeiro, de uma visão extraordinária, com muita atualidade, em que o infante das Sete Partidas dá conselhos ao futuro rei sobre tudo.

Há 600 anos!
Deixo-vos algumas frases. É tão difícil de escolher, mas aqui têm um apanhado:


IGREJA


“Há excesso de prelados com escassa preparação, e em quem a vocação é ausente. Clérigos sem cultura, em quem floresce a preguiça e a gula(...).

Quanto aos bispos, entendo que é nefasto o hábito de serem nomeados sem que se acautele que são homens livres de escândalos.”

ESTUDOS SUPERIORES

“Saliento a importância da educação de todos os que dão mostras de aptidão e inteligência, e não apenas dos filhos dos privilegiados(...) Ricos e pobres devem conviver durante a vida de estudos, em igualdade de tratamento. Defendo a criação de dotações para os estudantes sem
recursos.”

IMPOSTOS E  POVOAMENTO

“A força reside, em parte, na população. É preciso evitar o despovoamento dos campos e diminuir os tributos que pesam sobre o povo.”


JUSTIÇA.


"A justiça parece só existir em Portugal na cabeça do rei e do seu herdeiro; e dá ideia de que lá não sai, porque, se assim não fosse, aqueles que têm por encargo administrá-la comportar-se-iam mais honestamente. A justiça deve dar a cada um aquilo que lhe é devido e deve dar-lho sem delongas(...). O grande mal está na lentidão da justiça”

DEFEITOS DOS  PORTUGUESES

"Dos muitos vícios que encontro no nosso povo, falar-vos-ei do gosto pela ostentação vazia, que leva a que todos queiram viver na corte, enjeitando as nobres profissões de seus pais, para se verem afidalgados, entregues ao ócio e ao dinheiro fácil. Enche-se de ociosos a corte e os lugares que deveriam administrar o reino. Vejo nesta situação uma das causas do atraso de Portugal, onde não se cumpre a lei nem se resolvem os entraves.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

A IMPUNIDADE DO SOCIALISMO EM PORTUGAL

 Paulo Pedroso sempre foi um dos políticos de maior destaque do Partido Socialista! E foi também um dos principais arguidos do processo Casa Pia! Andei atrás do senhor durante vários anos e em todas as fases do processo. Foi referido por vários miúdos durante a investigação criminal, como o foram outros nomes pesados da política e do poder socialista, embora com os tempos já prescritos! Foi acusado e esteve preso preventivamente. Mas sabíamos que ia acabar por sair do caso por atitude compreensiva do regime socialista (José Sócrates, 1.° Ministro, Jorge Sampaio, Presidente da República)! Vá-se lá saber porquê, teve direito a uma decisão de não pronúncia na fase da instrução, exatamente com base nos mesmos argumentos que levaram os demais arguidos a julgamento!

O recurso feito para o Tribunal da Relação de Lisboa da decisão de não pronúncia foi distribuído a um juiz que nunca deveria, nem poderia, ter tido qualquer intervenção nessa altura; por ter sido o mesmo que ordenou a sua libertação da prisão preventiva em fase processual anterior. Ainda assim, o processo foi-lhe distribuído mas foi afastado do mesmo . Só que voltou a ir parar-lhe à mão, como a Dra Catalina Pestana me disse que iria acontecer (uma mulher inteligente, combativa e visionária ao seu tempo!), desta vez para decidir, não como juiz responsável, mas com o pretexto de estar de turno de férias de agosto, em substituição do juiz titular, e de se tratar de um processo “urgente”! A decisão já não podia mais ser impugnada!!

Esta história nunca foi contada antes. Talvez por ser demasiado bizarra! Agora enerva-me ouvir dizer que Paulo Pedroso foi absolvido no processo Casa Pia!!

Os restantes arguidos foram condenados, é certo! E o processo já lá vai! Além disso, não tenho nada de pessoal contra o senhor! Mas não deixa de ser notável que 20 anos depois seja convidado para comentar casos de pedofilia, como aconteceu esta semana na televisão pública portuguesa!!!

Mas já nada me surpreende nesta vida!!! Em Portugal a corrupção dos Politicos está dizimada por todo o espectro.... É levá-los a todos para o Campo Pequeno !!!! SÃO TRAIDORES DE PORTUGAL !!!!